Make your own free website on Tripod.com
CAMISINHA

Quando tiver contato sexual com quem você não tenha absoluta certeza use e exija a camisinha.
Nas relações sexuais (sexo genital, oral e anal) use sempre camisinha. Não use somente na ejaculação. Use em qualquer contato sexual.

Contato Sexual

O que é contato sexual?
Muitas pessoas tem dúvidas sobre o que é "contato sexual". Imaginam que é somente uma penetração do pênis na vagina ou penetração com ejaculação.
Na verdade qualquer contato pênis-vagina, pênis-vulva, pênis-ânus, pênis-boca é considerado um contato sexual. Lembre-se que a vulva é a parte externa da vagina. A mesma coisa se for contato da vulva com a boca do parceiro.
Não é necessário a ejaculação para contaminar uma pessoa. Nem qualquer secreção no pênis. Basta apenas o contato entre os dois.
Qualquer contato sexual pode transmitir doenças sexualmente transmissíveis como
AIDS e HPV.
Portanto em qualquer contato sexual o pênis deve estar protegido pela Camisinha Masculina. Esta é a única maneira de evitar as doenças sexualmente transmissíveis.
Apenas no caso de evitar a gravidez é que a Camisinha Masculina deve ser colocada antes da ejaculação. Mas neste caso não haverá proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis.

O que é AIDS ?

A aids é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. Esta sigla é proveninete do inglês - Human Immunodeficiency Virus.
Também do inglês deriva a sigla AIDS, Acquired Immune Deficiency Syndrome, que em português quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
Síndrome
Grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença.
Imunodeficiência
Inabilidade do sistema de defesa do organismo humano para se proteger contra microorganismos invasores, tais como: vírus, bactérias, protozoários, etc.
Adquirida
Não é congênita como no caso de outras imunodeficiências. A aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).
O HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do nosso organismo -, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.
Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era quase uma sentença de morte. Atualmente, porém, a aids já pode ser considerada uma doença crônica. Isto significa que uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus, por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal. Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes. Deve-se, também, à experiência obtida ao longo dos anos por profissionais de saúde. Todos estes fatores possibilitam aos portadores do vírus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade.

O que é HPV ?

O HPV, Human Papiloma Virus, é um vírus que vive na pele e nas mucosas genitais tais como vulva, vagina, colo de útero, e pênis.
Nos genitais existem duas formas de manifestação clínica.
As verrugas genitais que aparecem na vagina, pênis e anus.
Existe uma outra forma, que é microscópica, que aparece no pênis, vagina e colo de útero.
Trata-se de uma infecção adquirida através de contato sexual.
O mais importante nesta doença é que existe uma associação entre alguns grupos de papiloma vírus e o câncer de colo de útero.
Seu diagnóstico de suspeita é feito através do papanicolau ou a colposcopia e o diagnóstico de certeza é feito através de biópsia da área suspeita.
Existem também exames que identificam o tipo do vírus e se os mesmos são cancerígenos.
O tratamento do HPV é por destruição química ou física das lesões sempre indicado e realizado por médico especialista.
O Papiloma Virus ou Human Papiloma Virus pode se alojar tanto no colo do útero como na vagina e na vulva.
Na vulva ele causa a doença chamada condiloma genital ou popularmente conhecida no Brasil como "crista de galo".
Na vagina e no colo do útero ele normalmente se apresenta com lesões microscópicas que só podem ser descobertas através do exame de papanicolau ou a colposcopia.
No homem ele pode se manifestar por verrugas no pênis ou de maneira microscópíca.
É muito importante que o parceiro seja encaminhado para exame com um urologista onde um exame chamado peniscopia pode mostrar áreas suspeitas do papiloma.

Camisinha Masculina

Também chamada de condom, preservativo, borrachuda, é a única maneira segura de fazer sexo despreocupado com doenças sexuais ou AIDS.



Escolha uma marca boa. Carregue-a sempre com você.



Abra delicadamente a embalagem. Cuidado para não furar a camisinha com suas unhas.



Deixe um pequeno espaço na ponta da camisinha. Isto é importante.



Apertando o espaço que você deixou com um dedo coloque a camisinha no pênis.



Desenrole até a base.



Após o uso retire a camisinha.



Jogue no lixo. Camisinha é descartável. Nada de usar outra vez.



Camisinhas lubrificadas são mais confortáveis e eficientes. Prefira as que tem espermaticida junto.



Não use cremes, óleos, ou vaselinas. Se quiser usar um lubrificante use um gel especial para ter relações sexuais.


Lembre-se: Consulte o seu Ginecologista, evite a auto-medicação!

Voltar para a Página Inicial